Vieria, um carro conceito vencedor do concurso de design da Michelin

Globo – Em um período onde muito se discute do impacto ambiental que os veículos promovem na natureza, pensar em soluções de carros e motos que reduzam a poluição deixa de ser uma simples ação promocional para se tornar uma necessidade real. Pode parecer uma ação inútil e capitalista promover um concurso de design de veículos ecológicos, mas que são importantes apenas pela possibilidade de poder apresentar soluções que, no futuro, podem chegar ao mercado.

Tentando resolver dois dos maiores problemas que as pessoas possuem ao dirigir seus automóveis nas grandes cidades (a grande poluição gerada pelos carros e os engarrafamentos), o carro-conceito Vieria nasceu, com ar futurista e proposta interessante. O projeto foi desenvolvido por Gunwoong Kim e Suji Kim, e venceu a competição de design da fabricante de pneus Michelin, o Michelin Challenge Design. E, segundo os seus criadores, o Vieria pode resolver os dois problemas que citamos.

O diferencial do Vieria é que ele possui um sistema de ingestão de poluição por sucção. O carro absorve todo o ar sujo emitido pelos outros carros, processa o mesmo, e emite o ar limpo pela sua parte traseira. O próprio carro não produz ar sujo ao se movimentar, uma vez que o Vieria é um carro elétrico. Para isso, o carro possui uma espécie de purificador de água, que age como um filtro na parte superior da capsula do passageiro, e retorna como um ar limpo e respirável.

Leia mais em Globo.com

Deixe aqui seu comentário

comentários

Parceiros